Palestra: Intatibilidade e Otimização: uma Homenagem ao David Johnson

Faremos uma homenagem ao David Johnson (1945–2016), destacando as suas contribuições para a análise teórica e experimental de algoritmos.
Ao longo da sua brilhante carreira de 40 anos na AT&T Bell Labs, foi chefe do departamento de Fundamentos Matemáticos de Computação e do departamento de Algoritmos e Otimização. David Johnson liderou na ACM a área de Algoritmos e Teoria da Computação, através da criação da conferência ACM-SIAM SODA e do grupo de interesse ACM SIGACT. O seu livro "Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP-Completeness" e a sua série "An Ongoing Guide on NP-completeness" constituem os fundamentos para o desenvolvimento da teoria que identifica os problemas difíceis. Ele criou e liderou nos últimos 25 anos as DIMACS Implementation Challenges para computação experimental buscando o rigor científico na avaliação empírica de algoritmos.

Horário:
TERÇA-FEIRA - 27/09/2016 - 17:45 às 18:45 - Teatro UFES

Palestrantes:

Celina de Figueiredo

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora titular - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE

A palestrante obteve bacharelado (1982) e mestrado (1984) em Matemática na PUC-Rio, mestrado (1987) em Matemática no UMIST (UK), doutorado (1991) em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ com período sanduíche na University of Waterloo, Canadá. Fez carreira docente na UFRJ, onde ingressou no Instituto de Matemática em 1989, e na COPPE em 1991. Fez pós-doutorado em 1995 na University of Waterloo, Canadá. Atualmente é professora titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE, onde coordena o Núcleo de Excelência em Algoritmos Randomizados, Quânticos, e Aproximativos: Projeto, Análise e Implementação de Soluções Eficientes para problemas Combinatórios Fundamentais. É pesquisadora na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, e lidera o grupo de algoritmos e combinatória da COPPE, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria dos grafos, algoritmos e complexidade computacional. Tem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1992, estando atualmente no nível 1A. É desde 2005 Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Recebeu em 2006 o Prêmio Giulio Massarani de Mérito Acadêmico da COPPE. Recebeu em 2013 homenagem na solenidade comemorativa dos 50 anos da COPPE.

Eduardo Uchoa

Universidade Federal Fluminense
Professor associado - Departamento de Engenharia de Produção

O palestrante obteve graduação em Engenharia de Computação (UNICAMP 1993), mestrado em Ciência da Computação (UNICAMP 1997) e doutorado em Informática (PUC-Rio 2001). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção da UFF. Trabalha com Otimização Combinatória, com ênfase em Programação Inteira, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos de branch-and-cut e branch-and-price, Problemas de Steiner e Roteamento de veículos. Também tem experiência em problemas práticos de Pesquisa Operacional incluindo transportes ferroviários, marítimos e aéreos e planejamento de produção industrial.

Luciana S. Buriol

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora adjunta - Instituto de Informática

A palestrante possui graduação em Informática-Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1998), mestrado (2000) e doutoradoro (2003) pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP, com doutorado sanduíche de 15 meses no Departamento de Algoritmos e Otimização da AT&T Labs, USA. Possui pós-doutorado pela Universidade de Roma La Sapienza, onde trabalhou em 2004 e 2005 junto ao grupo de Algoritmos do Instituto de Informática daquela instiuição. Desde 2006 é professora do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas áreas de pesquisa operacional e algoritmos. Foi Presidente da ALIO - Asociación Latino-Iberoamericana de Investigación Operativa na gestão 2012-2014, e atualmente é Vice-Presidente da IFORS - International Federation of Operational Research Societies, na gestão 2016-2018.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.